domingo, 30 de janeiro de 2011

Viagem da Saudade

Finalmente reaizei um sonho antigo, de muitos anos. Eu desejava percorrer todos os lugares por onde passei em minha vida. Queria revivê-los, curti-los, sorvê-los até à última gota. A Bonfim, onde nasci, irei mais na frente, depois de descobrir um fato muito importante para começar essa história. O maior sonho, porém, era o de visitar Assis, Florínea, Lutécia e arredores. Minha maior saudade, porém, era de Lutécia. Quando falar especialmente de minha volta àquela cidade, irei comentar os motivos que me parecem causar tanta saudade.
O pretexto providencial para realizar minha viagem da saudade foi a comemoração dos oitenta anos de minha querida amiga Terezinha Gonçalves, que conheciem 1962, quando Dom Lázaro Neves, bispo de Assis, me pediu para atender àquela paróquia. Eu era disciplinário dos seminaristas do seminário diocesano de Assis, bem como professor também. Para lá eu me dirigia no sábado à tarde, lá dormia e regressava no domingo à tarde.
Nesta viagem, cheguei a Assis no dia 26 à noite e me estabeleci na residência da Lúcia, filha de Dona Terezinha Gonçalves. Foi surpreendente para mim o carinho com que me receberam mãe e filha, sem falar no esposo e nos filhos da Lúcia, que não passava de uma menininha de uns dois anos, quando a conheci em Lutécia. Depois de se mudarem para Assis, foram morar em frente a nosso seminário e nossa amizade continuou cada vez mais firme. Fui tratado regiamente e cortejado com todas as mordomias que podiam proporcianar a mim e à Neiva.
Em Assis fui ao seminário, percorri cada pedaço do estabelecimento, recordando tudo o que ali vivi com muito amor e dedicação. Fui Para Assis, minha primeira colocação como padre novo, e lá fiquei até ao final do ano de l965. Fui professor, disciplinário e, finalmente, diretor espiritual. Belos e saudosos tempos.
Resumindo, recordei minha vida na cidade, gostei muito, fui levado aonde queria, pela Lúcia e por Dona TErezinha, e fiquei realizado. Quase cinquenta anos se tinham passado desde minha áída. Mas valeu a pena e estou realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário