terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Viagem da Saudade 2

Importante para mim em Assis foi visitar o antigo Seminário São José, cujo imponente prédio serve hoje para os departamentos diversos da Cúria Diocesana. Recebi licença para andar à vontade, recordando meu passado de padre recém-ordenado, inteiramente inexperiente. Estive aos pés da bela imagem de Nossa Senhora das Graças e me lembrei dos peixinhos coloridos e alegres que viviam no tanque ali outrora existente. Acabou-se o tanque e os peixes sumiram. Imagem forte do fim do seminário, cujo prédio não possui mais a água do saber e da presença dos padres. Então sumiram também os seminaristas que davam vida ao estabelecimento. Lembrei-me do teatro a que presidi, de meu quarto de disciolinário, do quarto depois meu, de diretor espiritual, bem como do cubículo debaixo da escada, que servia de laboratório para meus serviços fotográficos, como fotógrafo oficial do seminário. Passei pela catedral, pela Santa Casa, onde celebrei missas e atendi à confissão das irmâs de caridade. Revi, de passagem, o Colégio Santa Maria, onde celebrava uma vez por semana e atendia frequentemente às confissões das belas e tentadoras alunas, sempre um perigo para minha pureza que heroicamente conservei até meu casamento. Pena foi que não me encontrei com Monsehor Floriano, tão amigo e companheiro. Tudo, porém, foi muito bem e compensador. Faltava agora uma ida, ainda que rápida a minha antiga paróquia de Florínea, que deixei em fins de 1965.

Nenhum comentário:

Postar um comentário