sábado, 5 de fevereiro de 2011

Viagem da Saudade 4

28 e 29 de janeiro foram os dias da realização de meu grande sonho de rever Lutécia e meus queridos amigos lá deixados. Há mais de quarenta anos que venho sonhando frequentemente com Lutécia. Sonho que era verdadeiro pesadelo, pois eu me via como recém-chegado à cidade, sendo porém rejeitado pela população e mesmo escorraçado do local, devido a minha condição de padre casado. Entretanto, o malfadado pesadelo nunca me preocupou e nem me afastou da vontade de voltar às origens de meu gostoso trabalho junto ao povo, como padre vicentino.
Lá fomos nós, a Neiva e eu,sempre ladeados pelos dois anjos da guarda que foram a razão de nossa ida àquelas lonjuras do interior de São Paulo. Refiro-me, mais uma vez,à Dona Terezinha e a sua filha Lúcia. Tudo eram recordações. Relembrei meu anseio da chegada do Gélsio, que vinha no sábado à tarde, a fim de conduzir-me a Lutécia. Eu me postava por horas e horas na sacada do seminário, tentando vislumbrar, lá em cima, o jeep 51, que me levaria ao trabalho pastoral com minhas queridas ovelhas. A estrada, hoje asfaltada, era toda de areião, através da qual o jeep ia dançando. De vez em quando era até necessária a presença de um trator, que arrastava os carros atolados na areia. Chegado à casa paroquial, eu tomava meu banho primitivo, por meio de uma lata de vinte litros cheia de água, que era levantada por uma roldana. Um chuveiro soldado ao fundo externo da lata soltava a água fria que era verdadeiro lenitivo, após a calorenta viagem.
Durante um ano e meio, do começo de 1962 até meados de 1963, fui o pároco de Lutécia, embora totalmente verde e imaturo naquela atividade. Creio até que meu apego e minha saudade daquele lugar tão simples e pequeno vem do fato de ali ter nascido minha primeira experiência com o povo, minha facilidade de falar e me comunicar e minha naturalidade em conviver como um igual, no meio de todos os paroquianos.
Quanto a minha visita da saudade, esta fica para a próxima vez, para não me alongar demais e tornar-me enjoativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário