domingo, 30 de outubro de 2011

Lições de uma Festa

     Como sou otimista e estou convencido de que o desânimo e o derrotismo não levam a nada de bom, tirei conclusões interessantes, durante uma extraordinária festa de debutantes, organizada pela FIAT, a grande fábrica mundial de automóveis. Dentro da realidade mundial de nossos tempos, em que a democracia e o capitalismo andam juntos na maioria dos países do globo, prefiro abandonar ou deixar para segundo plano a verdadeira marretagem sobre o sistema predominante nos países mais desenvolvidos. Pensando cá com meus botões, quando reflito que o Criador nos fez semelhantes a ele, para vivermos em convivência perfeita e em partilha total de nossos bens com os mais necessitados, fico imaginando que os ricos demais e as grandes empresas, conscientemente ou não, realizam uma grande partilha, quando usam de seu capital para fornecer empregos e salários e, não raro, muitos outros benefícios. Se assim não fora, a maioria dos mortais da terra viveria à míngua em nossos dias.
     Assistindo à festa de debutantes de todo o ano de 2011, filhas de funcionários e operários da FIAT, reparei que foi uma festa deslumbrante, que talvez a maioria dos pais das meninas não tivesse condições de oferecer às mesmas. E a grande empresa de automóveis ofereceu tudo de graça para as debutantes e suas famílias. Dois dias de festas foram necessários, dado o grande número de meninas que chegaram aos quinze anos. Junto com minha neta, mais 138 garotas se apresentaram no sábado, sem falar em outro grupo semelhante, festejado no dia anterior. E tudo com perfeita igualdade, sem discriminar as famílias dos graduados ou as dos mais humildes operários. Tudo no estilo da grande família que a FIAT costuma dizer que realmente é. Fiquei sabendo também que a fábrica costuma ainda oferecer muitas outras festas para todos, no dia do trabalhador, no Natal, no dia das crianças, etc. Pode-se argumentar que tais festas representam mixaria para o tamanho de tal empresa. Mas não deixa de ser uma bela partilha e um espírito profundamente cristão, consciente ou inconscientemente.
     Olhando lá do alto, do ponto em que minha mesa estava colocada, calculei em mais de três mil pessoas a quantidade de presentes à festividade. E a mim mesmo perguntei: Será que Deus está presente neste burburinho, nesta alegria incontida, nestes comes e bebes?  É claro que estava. Pois foi ele mesmo que falou: Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, aí estarei no meio deles. E ali estava uma multidão reunida pelo amor, em nome de Deus, pois Deus é puro amor e, onde está o amor, aí está o Criador. Aquela era uma festa de amor, de alegria, de comemoração de centenas de aniversários de quinze anos. Parabéns à FIAT e que outras ou todas as empresas, grandes ou pequenas, acompanhem o exemplo tão lindamente proporcionado aos trabalhadores da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário