sábado, 24 de setembro de 2011

Meu mundo e notas bimestrais

Em meu mundo, dentro das normas atuais, as notas bimestrais, usadas nos estabelecimentos de ensino, teriam que ter valor provisório. Que significa isto? Significa que, ao invés de se darem quatro notas bimestrais irretocáveis ou imexíveis, as tais notas bimestrais tinham que ter caráter provisório, de maneira que pudessem ser modificadas para melhores. Se são intocáveis, para mim elas funcionam como verdadeiras sentenças de morte. Imagino que qualquer aluno deveria ter o direito de melhorar sua nota bimestral, em qualquer época do ano, depois de se preparar para a avaliação do assunto em que se saiu mal. O que realmente interessa é o aproveitamento ao longo do ano, mesmo que à custa de qualquer tipo de recuperação. A única nota definitiva deveria ser aquela que é dada no final do ano letivo, quando não existe mais tempo e oportunidade para recuperações e avaliações.
Em meu tempo de magistério, tive que submeter-me ao sistema de notas bimestrais intocáveis, mas usei do sistema por mim preconizado, durante cada bimestre. Assim, durante todo o bimestre, o aluno tinha oportunidade de melhorar sua nota a cada aula. Mais adiante relatarei meu sistema de avaliação bimestral, que procurava dar a cada aluno a chance de sempre melhorar sua nota ao longo de cada um dos bimestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário