segunda-feira, 13 de abril de 2009

Feliz Páscoa!

Esta saudação me foi repetida muitas vezes por pessoas de lugares diversos do Brasil. Eram aqueles meus companheiros do jogo de buraco pela internet. Aí fiquei perguntando a mim mesmo: -Que desejarão dizer tais pessoas com esta saudação? Acredito que , para elas, não passa do mero desejo de um dia agradável e alegre no chamado Domingo de Páscoa. Assim como se diz Feliz Natal, Feliz Ano Novo, Feliz Aniversário. É claro que tem muito valor tal desejo de felicidade, mas Feliz Páscoa tem um significado muito mais profundo, mais espiritual, mais cristão, mais vivencial.
Páscoa é uma palavra que quer dizer passagem, na linguagem dos hebreus. A Ceia Pascal e a comemoração da Páscoa foram introduzidos entre o Povo Escolhido pelo grande profeta Moisés, a mando do próprio Criador. A Páscoa foi intruduzida para comemorar a passagem dos israelitas da escravidão egípcia para a libertação da Terra Prometida, como ainda para relembrar a milagrosa e espetacular travessia do Mar Vermelho a pé enxuto, no começo de sua caminhada salvadora.
Mais do que tudo isto que acabei de dizer, a Páscoa tomou, com sua celebração por Jesus Cristo na Quinta-feira Santa, o sentido muito mais aprofundado ainda de passagem do pecado, da morte e do egoismo para a vida que nunca acaba, para a felicidade sem fim na eternidade e para uma existência de amor e de partilha com os humanos aqui em nossa terra.
Será que é isto que pensamos e que desejamos para quem saudamos com uma Feliz Páscoa? Ou este voto não passa de mais um dos rituais vazios e das palavras baloufas em que andamos transformando o Cristianismo que Jesus veio trazer-nos?

Um comentário:

  1. Falar as coisas com um intelectual deste gabarito não é fácil...
    Me pai sempre foi um homem muito profundo.
    Um símples "Feliz Páscoa" é motivo para uma aula de cristianismo.
    Parabéns pelas belas palavras pai!

    ResponderExcluir