segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Negros libertos podem ter dado origem a Capitólio

     É mais do que sabido que a família Leite da Cunha e a dos Franciscos, vindas das bandas de Ouro Preto, foram as que desbravaram as terras do município de Capitólio e fizeram progredir o arraial primitivo. Entretanto, o  arraial só apareceu no local atual da cidade, depois que um bom grupo de famílias negras aqui se radicou, fugindo do lugar onde moravam. O assunto merece ser estudado a fundo por algum capitolino animado e amante da terra, com tempo para escarafunchar os arquivos de antigos cartórios da região. O que sei foi conseguido através de moradores muito antigos da cidade, que ainda conheceram o chamado Arraial Velho, onde ainda moravam remanescentes dos primeiros negros que por lá apareceram.
     Minha conclusão sobre o assunto, depois de todas as minhas pesquisas e andanças, é que o primitivo arraial Casas de Pedras, também chamado de Arraial dos Papudos, situado a dois ou três quilômetros do centro da cidade, onde hoje se localiza a Cerealista Capitólio, foi o primeiro arraial da redondeza. Era chamado de Casas de Pedras, por causa dos telhados, cobertos de lâminas de pedras, colocadas sem muita simetria. O nome de Arraial dos Papudos provinha do fato de grande parte dos negros serem portadores de bócio ou papo, no linguajar popular. O arraial deve ter-se formado ali pouco depois da abolição da escravatura, por negros libertos, à procura de terra para cultivar e de lugar sossegado para viver em paz. Pode também ter surgido o pequeno arraial de negros fugidos da escravidão, antes mesmo da abolição. Então o dito arraial teria como origem um quilombo, como eram chamados os locais escolhidos pelos negros fugitivos.
     Outra história interessante é o motivo pelo qual os negros do antigo arraial se mudaram para a fazenda do primeiro morador do atual centro da cidade. Certamente portador de bom coração, o fazendeiro  acolheu quem quisesse trabalhar a troco de casa, comida e proteção. Então surgiram muitas casa ao redor da sede da fazenda, logo depois outras mais foram surgindo, construídas pelos filhos e netos do proprietário. A razão do êxodo do povo do Arraial dos Papudos foi um surto de malária que acomemteu a populaçao que, apavorada, tudo abandonou, procurando ajuda e proteção ao fazendeiro mais próximo.
     Curiosa história, que precisa de grande aprofundamento e acurado estudo de gente aplicada e cheia de amor pelat erra natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário