quinta-feira, 14 de abril de 2011

Palavras do Quinto Evangelho

O livro mais lido na atualidade, "A Cabana", tocou-me profundamente e suas idéias bateram muito bem com meus pensamentos a respeito de Deus. Em forma de ficção, o autor põe nos lábios de Deus palavras de profunda reflexão teológica e dá ao Novo Testamento uma interpretação tremendamente divina e cheia de amor. Vejamos, para começo, o que diz Deus ao personagem principal do livro, a respeito das instituições humanas: "Por mais bem intencionada que seja, a máquina religiosa é capaz de engolir as pessoas. Uma quantidade enorme de coisas que são feitas em meu nome não tem nada a ver comigo. Frequentemente são até contrárias a meus propósitos. Eu não crio instituições. Nunca criei, nunca criarei. O casamento não é uma instituição. É um relacionamento. Criar instituições é uma ocupação dos que querem brincar de Deus. Não gosto muito de religiões e também não gosto de política nem de economia. É a trindade de terrores, criada pelo ser humano, que assola a terra e engana aqueles de quem eu gosto. Quantos tormentos e ansiedades relacionados a uma dessas três coisas as pessoas enfrentam. Religião, política e economia são ferramentas terríveis que muitos usam para sustentar suas ilusões de segurança e controle. As pessoas têm medo da incerteza, do futuro. Essas instituições, estruturas e ideologias são um esforço inútil de criar algum sentimento de certeza e de segurança onde nada disso existe. É tudo falso. Os sistemas não podem oferecer segurança, so eu posso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário