sábado, 2 de abril de 2011

A Ceia Eucarística

Para mim, o ponto máximo de toda a pregação de Jesus foi a ceia com seus companheiros e companheiras, na quinta-feira. Infelizmente, ainda a meu ver,a maioria dos líderes cristãos nunca atinarama bastante para o grande significado e simbolismo da ceia e sobretudo das palavras essenciais: "Fazei isto em memória de mim". Foi o testamento final, antes de sua morte, que ele sabia que ia acontecer no dia seguinte.
O "em memória de mim" não significa apenas uma lembrança do passado, uma recordação de algo que se foi e não voltará mais. Em memória de Jesus, ainda segundo meu modo de pensar, aurido dos Evangelhos, em memória de mim quer dizer: para seguir meus passos, para cumprir minha mensagem, para ser realmente discípulo meu, vivente do amor que sempre preguei. Então, para ser realmente discípulos do Mestre é preciso viver sempre, realizar aquilo que ele acabava de fazer, como símbolo e imagem da realidade que ele queria que realizássemos. E o que ele pedia que fizéssemos para ser seus seguidores? O que ele acabara de fazer e que queria que fizéssemos é que repartíssemos com todos os demais tudo o que somos, assim como ele acabara de repartir o pão e o vinho, símbolos de todo alimento material e espiritual.
Consequentemente, a celebração eucarísitca deveria ser o símbolo do amor de Cristo repartido para com toda a humanidade, como também símbolo de toda a nossa partilha com o próximo. Para ser autêntica e eficaz, a celebração da Eucaristia tem que lembrar-nos a partilha que deve ser a razão de toda a nossa vida e de todo o nosso ser. E celebrar a Eucaristia só pode ter sentido para aqueles que realmente vivem repartindo, ou melhor, se repatindo. Celebra-se ou se comemora aquilo que aconteceu ou que foi feito. Eucaristia significa o bem realizado, a partilha, o amar ao próximo como a si mesmo. Será que o Cristianismo tem sido fiel à autêntica compreensão do texto evangélico aqui mencionado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário