sexta-feira, 15 de maio de 2009

O Império de Cada Um

Frequentemente encontramos, pelas veredas da vida, pessoas diversas, sobretudo casais, que começaram do nada , lutaram por um lugarzinho ao sol, fizeram economia, construiram sua morada, estabeleceram seu "modus vivendi" e acabaram formando seus filhos, alcançando, na sociedade, seu merecido lugar.
Isto é o que acontece com os idealistas, com as pessoas de fé, de fé em Deus e nos homens. Costumo chamar, tal conjunto de vitórias, de império de cada um. A tal império seus senhores se apegam , defendendo-o com unhas e dentes, dele se orgulhando talvez até muito mais do que os grandes senhores da Terra.
São estes pequenos impérios que constroem o mundo, que criam sociedades estáveis e que deveriam ser resguardados e até venerados como relíquias e como pilares da História. Só que são com frequência desmontados, assim que seus fundadores se vão. Tais impérios ruem por ambição, por desavenças e ganância de herdeiros ou pela exploração imobiliária, quando não pelo descaso do poder público.
Quando toco neste tema, à mente me vem o casarão de Bonfim, o sobrado mais antigo de então, plantado bem no centro da cidade, como símbolo de minha cidade natal. Um dia, porém, ruiu o império de meus pais, orgulho de seus ideais, sacramento altaneiro de dois forasteiros, chegados em carro-de-bois e alçados à glória de seu querido palácio.
Por tudo isto é que dou tanta importância a minha família e a minha casa, como também a nosso rancho, cuja construção representa a união e a força de nosso pequeno império.

Nenhum comentário:

Postar um comentário