segunda-feira, 4 de maio de 2009

Epopeia de um Rancho

Grandes poetas escreveram grandes epopeias. Camões escreveu Os Luzíadas, Homero compôs a Ilíada, Virgílio escreveu a Eneida. Existem, porém,outras epopeias, muitas vezes até para nós insignificantes, mas que, para seus autores, são grandes epopeias, dependendo do amor e da importância que lhes dão.
Nosso rancho da Ilha, no município de Capitólio, é uma dessas epopeias. Uma epopeia caseira, como diria nosso grande Tio Dolor, o mesmo criador dos já comentados "picuíbas". É uma epopeia caseira, quer dizer, simples, singela, despretensiosa. Para nós, todavia, é uma grande epopeia, que mereceria, a nossos olhos, ser cantada por um Camões, por Homero ou por Virgílio. Como estes já se foram, sobro eu para cantar, em minha versalhada, toda aquela aventura de nos metermos a construir um sonho nosso, colocando a mão na massa e levando dois anos de expectativas, até chegarmos à conclusão de nossa almejada obra.
Assim, resolvi mostrar para quem tiver paciência de me tolerar, a história de uma obra que não é pura ficção, como foram as epopeias, mas a expressão mais pura de uma verdade que, de puro sonho, se tornou realidade. Como remédio se dá às colheradas, vou servir meu repasto a conta-gotas, para não causar-lhes desarranjos.
E até ao próximo encontro.

Um comentário:

  1. Papai do Céu me abençoou ao conhecer sua família.

    Rancho do Pê,
    portas abertas ao Paraíso.

    À simplicidade dos Canarinhos
    ao sossegar na rede.

    Sorriso estampado e que,
    sempre estará...
    Escrito nas estrelas!

    ResponderExcluir