sexta-feira, 31 de agosto de 2012

38 anos de espera valeram a pena

                      Em 1974 eu trabalhava como fotógrafo profissional em Capitólio, quando uma senhora me pediu para fazer o álbum fotográfico do casamento de um casal de Passos, que viera realizar seu enlace na igreja da cidade. Prontifiquei-me logo, tirei as fotos, fiz o álbum e fiquei à espera de que viessem reclamar meu caprichoso trabalho. Passaram-se muitos dias, nada. Passaram-se anos, nada. Entretanto eu usei o álbum, sem as fotos, para outro casamento, mas tive o cuidado de guardar as fotografias. Outro fotógrafo certamente jogaria tudo no lixo. Eu, porém, tinha a esperança de que, algum dia, os interessados iriam procurar sua encomenda. Cerca de um ano atrás, resolvi fazer um verdadeiro trabalho de sindicância, tentando descobrir o paradeiro dos nubentes, na esperança de que desse o necessário rumo às fotos. Depois de muitas peripécias, consegui descobrir que a noiva de então era filha de um antigo motorista de ônibus, natural de Capitólio. Viera casar-se em Capitólio, pelo fato de não ter feito o curso de noivos, exigido em sua paróquia de Passos.
     Pois é. No dia 22 de agosto passado, depois de ter realizado várias obrigações na cidade de Passos, dirigi-me á residência dos interessados, sem que os mesmos soubessem do motivo de minha visita. Eu mesmo estava cauteloso, pois não imaginava qual seria a reação do casal. Se, por exemplo, estivessem separados ou insatisfeitos com o casório, certamente recusariam as fotos e poderiam até me despedir com cara de tacho. Apresentei-me como um curioso locutor à procura de assunto para uma reportagem. Pedi  à   simpática senhora que me mostrasse as fotos de seu casamento. Ela se lamentou, pois não as encomendara, pelo fato de seu pai não ter tido condições financeiras para adquirir o álbum. Foi então que, depois de muito suspense, mostrei-lhe as antigas fotos, ainda muito nítidas e caprichadas, sem manchas nem amarelidão. O casal caiu das núvens, agradeceu-me muito e não sabia como manifestar sua gratidão. O marido interrogou-me sobre o preço a pagar. Então eu lhe respondi, com sinceridade, que o álbum já estava muitas vezes pago, graças à alegria e felicidade que eu lhes tinha proporcionado naquele instante. Realmente valera a pena  esperar 38 anos para dar  alguns momentos de felicidade a um casal trabalhador e digno.

2 comentários:

  1. Muito bonito de sua parte Pê. Nos dias de hoje muitas pessoas perdem fotos que se passaram apenas dois anos, devido a não revelar e ficar no computador e este deixar de funcionar.

    ResponderExcluir