quarta-feira, 9 de março de 2011

A Verdadeira Quaresma

Quaresma vem do número quarenta e indica o tempo de quarenta dias, destinado à preparação para os grandes acontecimentos cristãos da Páscoa e dos precedentes seus, como a paixão e a morte de Jesus. Conforme a corrente muito antiga de cristianismo, baseada no maniqueismo, o importante era sacrificar o corpo e a matéria, considerados maus, em oposição ao espírito e a suas manifestações, considerados , só eles, emanados de Deus. Destruir o corpo e elevar o espírito era o ideal cristão de santidade e perfeição.
Felizmente as coisas vão mudando e os mais esclarecidos estão conscientes de que o verdadeiro sacrifício, que cheira bem e exala perfume ante Deus, é o amor, a caridade, a prática do bem, da solidariedade e da partilha junto sobretudo aos mais carentes e necessitados.
Se repararmos bem, o sacrifício físico é egoista, atinge apenas a nós mesmos e nada faz de concreto em favor de nosso irmão. Se deixarmos de lado a preocupação doentia do cumprimento do jejum e da abstinência e nos apegarmos a visitar pelo menos um irmão mais desvalido a cada dia, é claro que estaremos aperfeiçoando nosso amor, aprendendo cada dia a partilhar e seguindo, com fidelidade, o caminho, a verdade e a vida que Jesus nos indicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário